27 maio 2011

Liga Nacional Universitaria - resultados

Leone Moreno e Maria Tavares da UFC, estão participando do Brasileiro Universitário em Goiania. Os Campeões masculino e feminino classificam-se para jogar o mundial na China.

Maria, que estava sem jogar há quase 2 anos não está indo bem (o site não mostra as partidas, só os resultados) mas Leone tem boas chances, mesmo tendo perdido uma partida. Os dois torneios tem poucos, mas fortes, jogadores.

Os resultados podem ser acompanhados no ChessResults.com : masculino e feminino.

14 maio 2011

O Mestre que virou Mestre

Hoje é a última rodada do Torneio Acyoli Borges, um dos mais tradicionais do xadrez cearense. O resultado, já esperado (esperado mas nem por isso fácil. Logo na 1a rodada teve sérias dificuldades contra o Moézio, que, por sinal, fez um grande torneio), foi a vitória, antecipada de Iung Pinheiro, que ao atingir a marca de 2300 de rating obteve o título de Mestre Fide.

E qual é a importância de um título como esse? Para o jogador é uma forma de ser reconhecido por seus pares por sua excelência (assim como o faixa preta no Judô ou o Mestre na Universidade). Representa a possibilidade de ser convidado para torneios internacionais com algumas regalias. Possíveis convites para aulas ou cursos ou palestras. Esses são os aspectos mais visiveis, fora a satisfaçào pessoal.

Para o Ceará, abre-se a possibilidade de realizar torneios internacionais, válidos para a obtenção do titulo de Mestre Internacional ou mesmo de Grande Mestre Internacional, com menos gastos na organização. Uma das cláusulas desses torneios é que uma porccentagem dos participantes sejam titulados.

Voltando ao Iung. Os mecenas de Fortaleza tem agora obrigação de colaborar para que esse valor local tenha condições de tornar-se Mestre Internacional, ao menos realizando aqui torneios regulares, fechados (não é possivel obter todas as normas em torneios abertos) valendo norma de MI. Isso vai permitir que outros jogadores tambem se beneficiem disso (como o Fred Saboya, Silvio Lucena, eu mesmo, Marcius Brandão, Leone Moreno, e novos valores como o Matheus).

Por mais que alguns achem que rating e título não valem nada, os ídolos ajudam a massa a se interessar pelo esporte. E os ídolos locais são um grande motivo de orgulho.

Aviso: treino de hoje (sábado)

Olá,
hoje, sábado -14/05, não poderei participar do treino na Atlética.  Antes de irem verifiquem se o Leone ou o Rubens irão abrir a Sala. Para compensar estarei lá na segunda às 18:30h. Obrigado e desculpem a informação em cima da hora.

Não percam amanhã, domingo, o Torneio do Trabalhador aqui no centro de Fortaleza.

Até segunda.

Silvio

02 maio 2011

Mais Torneios - Aberto do Brasil - Juazeiro do Norte - Julho



ABERTO DO BRASIL CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE
ABERTO DO BRASIL CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE Válido para Rating CBX e FIDE – R$ 4.450,00 em prêmios
Válido para Rating CBX e FIDE – R$ 4.450,00 em prêmios
DATA: 21 a 24 de julho de 2011
LOCAL: Faculdade de Juazeiro do Norte (Rua: São Francisco, 1224 – Bairro São Miguel)

INSCRIÇÕES: Gratuitas, através do e-mail torneiodocentenario@xadrezjuazeiro.com Importante: Só serão efetivadas inscrições de jogadores que estiverem em dia com a anuidade CBX 2011. Clique aqui para baixar a ficha de inscrição que deverá ser enviada por e-mail.
SISTEMA DE DISPUTA: Suíço em 7 (sete) rodadas
CADÊNCIA: 2h KO (analógicos) 1h30min + 30 seg acréscimo a partir do 1º lance (digitais)
DISTRIBUIÇÃO DA PREMIAÇÃO: (ver aqui)

CONTATOS: Roberto José de Oliveira – clube@xadrezjuazeiro.com –             (88) 9699-4128 begin_of_the_skype_highlighting            (88) 9699-4128      end_of_the_skype_highlighting      
Torneio registrado na CBX sob ID 1256/10 e na FIDE sob ID 59470.
PATROCÍNIO: Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte / Secretaria de Esportes do Município
APOIO: Faculdade de Juazeiro do Norte