Um Ano Que Promete !
Depois do Torneio Aberto Dokmus, em Recife, sobre o qual eu escreverei depois, Fortaleza será sede, de 17 a 19 de maio, de um Aberto do Brasil, o Memorial Coronel Francisco Alves, evento que deve a sua existência principalmente a Edmar Monte, veterano enxadrista aqui de Fortaleza, não apenas na parte financeira mas pelo gerenciamento de todo o torneio, desde conseguir o local (o famoso Clube Náutico na orla marítma) até a elaboração de medalhas e troféus.
Este ano a premiação será de R$5.300,00 e teremos, muito provavelmente a participação de um ilustre jogador (assim que estiver confirmado, divulgo). Para nós, que moramos aqui em Fortaleza, é de suma importância um torneio como esse. O torneio de Recife, teve uma baixíssima participação de jogadores cearenses. Um dos motivos foi o alto custo principalmente devido ao transporte e hospedagem. Jogando aqui esse custo quase desaparece para quem mora em Fortaleza e diminui muito para o resto do estado. É a hora de ver a quantas anda o xadrez local (alias a Federação Cearense, recém eleita, ainda não disse a que veio. Aguardamos ansiosos algum sinal de vida da diretoria recém-nascida).
Lembramos que 15 a 17 de março teremos o Memorial Bobby Fischer, em João Pessoa.
O reinicio dos treinos na UFC deverá acontecer somente em março, depois das férias de fevereiro. Assim que houver um posicionamento por parte do Departamento de Esporte Universitário, será divulgado aqui.