14 maio 2011

O Mestre que virou Mestre

Hoje é a última rodada do Torneio Acyoli Borges, um dos mais tradicionais do xadrez cearense. O resultado, já esperado (esperado mas nem por isso fácil. Logo na 1a rodada teve sérias dificuldades contra o Moézio, que, por sinal, fez um grande torneio), foi a vitória, antecipada de Iung Pinheiro, que ao atingir a marca de 2300 de rating obteve o título de Mestre Fide.

E qual é a importância de um título como esse? Para o jogador é uma forma de ser reconhecido por seus pares por sua excelência (assim como o faixa preta no Judô ou o Mestre na Universidade). Representa a possibilidade de ser convidado para torneios internacionais com algumas regalias. Possíveis convites para aulas ou cursos ou palestras. Esses são os aspectos mais visiveis, fora a satisfaçào pessoal.

Para o Ceará, abre-se a possibilidade de realizar torneios internacionais, válidos para a obtenção do titulo de Mestre Internacional ou mesmo de Grande Mestre Internacional, com menos gastos na organização. Uma das cláusulas desses torneios é que uma porccentagem dos participantes sejam titulados.

Voltando ao Iung. Os mecenas de Fortaleza tem agora obrigação de colaborar para que esse valor local tenha condições de tornar-se Mestre Internacional, ao menos realizando aqui torneios regulares, fechados (não é possivel obter todas as normas em torneios abertos) valendo norma de MI. Isso vai permitir que outros jogadores tambem se beneficiem disso (como o Fred Saboya, Silvio Lucena, eu mesmo, Marcius Brandão, Leone Moreno, e novos valores como o Matheus).

Por mais que alguns achem que rating e título não valem nada, os ídolos ajudam a massa a se interessar pelo esporte. E os ídolos locais são um grande motivo de orgulho.

Um comentário:

Francisco J. A. de Aquino disse...

E que mais jogadores consigam as normas! Isso só fará crescer o xadrez no Ceará.