01 julho 2011

Um presente para Fortaleza

Amanhã, sábado 02/07/2011 terá início a primeira etapa da 3a Copa Inelsa de Xadrez. Os principais envolvidos são Fred Saboya e Ary Maia. Nào sei de quem foi a idéia e nem como foi criada mas o formato da torneio tornou-se um verdadeiro presente para a comunidade de xadrez de Fortaleza:

  • O torneio garante (apesar de não constar no folder - falha a ser corrigida) 3 vagas na semi-final do Brasileiro Absoluto. É um caminhào de vagas. Normalmente, torneios abertos grandes só tem direito a uma vaga. Nào é fácil jogar a semi-final.
  • Premiação total de R$4000,00. Mesmo levando-se em conta os gastos para os que, eventualmente, tenham que jogar todas as etapas ainda é vantajoso para quem vive na capital cearense, comparado a viajar para outras cidades e disputar um torneio equivalente (transporte e hospedagem). Não é nenhum valor gigantesco (exceto se comparado aos torneios locais de xadrez rápido) mas é o mínimo exigido para um torneio desse porte.
  • Como as rodadas (6 por etapa) serão realizadas em dois finais de semana, não é fácil para quem é de fora se programar para jogar uma etapa. Já a final será de 5a a domingo.
  • O formato vai obrigar jogadores com rating FIDE a jogar pelo menos uma etapa além da final. Isso vai ajudar jogadores sem rating (ou com rating mais baixo) a melhorar sua posição.
  • Além de tudo são 4 torneios pensados em apenas 3 meses.
Por tudo isso, os enxadristas, principalmente os locais, não devem deixar escapar essa chance e espero participem do máximo de etapas, mesmo que já estejam classificados.

Um comentário:

Francisco J. A. de Aquino disse...

Eu já estou inscrito! Vamos ver se consigo jogar decentemente e abro o meu primeiro bloco FIDE. :-D