05 abril 2012

Aberto de Fortaleza

Hoje à noite começa o II Aberto de Fortaleza, 150 jogadores:  um punhado de GMs, outro tanto de MIs e MFs e uma legião de peixes vorazes atraz de vitórias sobre eses caras... Uma verdadeira festa para o xadrez.

Sistema de desempates: polêmica à vista.

Recentemente a CBX tomou a resoluçàode não só utilizar as novas recomendações da FIDE em relaçào aos critérios de desempate mas radicalizou: torneios realizados sob as asas da CBX deverào utilizar os seguintes critérios, nessa ordem (para sistema suíço):

1o Confronto Direto (não está dito mas creio que é apenas entre dois jogadores empatados).
2o Maior número de vitórias
3o Maior número de vitórias de negras
4o milésimos com corte do pior adversário
5o Milésimos sem corte.

Isso tem gerado ampla e divertida polêmica, sendo o 3o critério creio que o mais visado. Já vamos a ele.

Antes de tudo é bom ter em conta que o principal objetivo é diminuir a quantidade de empates sem jogo. Vez por outra as federaçòes tem que tomar alguma providência contra essa prática bastante disseminada no meio enxadrístico. Ponto para a CBX que ao menos mostra essa preocupação. Um dos grandes GMs ingleses (nào lembro se foi o Nunn ou o Short) disse que a Federaçào inglesa, na década de 70 ou 80, simplesmente diminuiu a quantidade de prêmios. Só o campeão levava. Resultados todos tiveram que se virar para ganhar as partidas o que aumentou a qualidade do jogo de todos eles

O critério do maior número de partidas de pretas: parece ser simplesmente questão de sorte. Acabado o torneio, sem dúvida foi sorte. Mas não conheço ninguem que prefira jogar de pretas a maioria das partidas. E a razào é clara. estatisticamente se vence muito mais de brancas do que de pretas. Portanto, se alguém conseguiu fazer muitos pontos de pretas, parabéns. Merece levar.  É uma idéia parecida com o armagedom. Voce prefere jogar com 2 minutos a menos  a menos mas com o direito ao empate ou jogar de brancas e ter que ganhar? 

Agora, ao final de um período os resultados vào ser avaliados e caso tenham funcionado a contento se mantém. Caso contrário mudam-se os critérios. Isso sempre aconteceu. O gru de insatisfaçào certamente também será levado em conta nessa avaliação. Podem continuar elogiando e reclamando mas com civilidade.

Bom torneio e Feliz Páscoa. 








2 comentários:

Francisco J. A. de Aquino disse...

Prezado mestre Silvio Cunha, parabéns pelo seu desempenho no torneio!

Silvio Cunha Pereira disse...

Obrigado. Faz falta mais torneios como esse.