13 maio 2012

Cearense é Campeão Brasileiro sub-14

Dawton Lemos, de Juazeiro do Norte , foi campeão na categoria sub14 no FENAC 2012 em Mendes,RJ. Dawton, que quase não pode jogar o torneio por falta de apoio (é um torneio caro e pela pouca idade tem que ir acompanhado de um responsável), fez 5,0 pontos junto com mais dois jogadores mas seu desempate era superior. Agora está classificado para disputar o mundial na Eslovenia. Os resultados e partidas podem ser vistos aqui.

Com esse resultado mais um pesadelo ronda, não o xadrez do Ceará, e sim o Estado do  Ceará, que é capaz de sediar uma etapa bilionária da Copa do Mundo de Futebol mas não consegue mandar seus garotos disputarem um brasileiro de xadrez, esporte largamente utilizado para destacar a capacidade intelectual de um povo.

 E que pesadelo é esse? É que o menino que não teve apoio para jogar, e ganhar, um Brasileiro, agora corre o risco de jogar e (supremo desastre!) ganhar um mundial,  novamente sem apoio oficial. E isso em pleno ano eleitoral.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na 3a Etapa do Rápido de Fortaleza o campeão foi Aluisio Lopes, com astronômicos 7/7. Parabéns ao Aluisio (mas creio que nào é a primeira vez que ele tem esse gostinho fischeriano em sua carreira)

 A UFC disputou em peso o torneio, tendo em Renan o seu melhor participante. O torneio é uma ótima preparaçào para as eliminatórias universitárias no fim do mes.

Assim que tiver os dados finais, publico aqui no blog.

Um comentário:

Francisco J. A. de Aquino disse...

Postagem muito boa! O Dawton merece mesmo participar deste mundial. E parabéns ao Aluisio! Sei que em pelo menos uma das partidas ele estava perdido, mas soube manter o sangue frio e aproveitar a oportunidade que surgiu.