19 agosto 2012

Resultados da Seletiva para os JUB's 2012










Em uma competiçào emocionante até a última partida, tanto no masculino quanto no feminino, a UFC conseguiu classificar dois de seus jogadores para representar o Ceará : Amanda foi  Campeã e Renan foi  vice em suas categorias. Os critérios de desempate foram os seguintes:
1o confronto direto
2o número de vitórias
3o sonnenborn-Berger
caso persista o empate: 2 relâmpagos de 10minx10min
armagedom- 5min x 4min empate é das negras.


--------------------------------------------------------------------------
                      fem                   1          2          3          4          pontos
--------------------------------------------------------------------------
 1. Amanda Lima (UFC)           X           1         1          0           2,0         Campeã
--------------------------------------------------------------------------
2. Francisca Rejane                    0          X          0         1           1,0
-------------------------------------------------------------------------
3. Jéssica Mara                         0           1          X         1           2,0        Vice
-----------------------------------------------------------------------
4. Maria Tavares (UFC)           1           0          0          X          1,0
-----------------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------------------------
                  masc                     1          2          3          4          5          pontos
---------------------------------------------------------------------------------
1. Daniel Madson                   X          1          1          0          1             3,0    Campeão
--------------------------------------------------------------------------------
2. George dos Santos             0          X          0         0          0             0,0
-------------------------------------------------------------------------------
3. Pedro Scussel                    0          1           X         1         0             2,0
------------------------------------------------------------------------------
4. Renan B. Parente              1           1          0          X        1/2           2,5    Vice
-----------------------------------------------------------------------------
5. Rubens Martins                 0           1          1          1/2        X          2,5
-----------------------------------------------------------------------------

 
Os dois primeiros classificaram-se para os JUB's em Foz do Iguaçu. Parabéns a todos pela disputa acirrada 
 
A história por trás dos fatos 


Certamente não foi um torneio calmo, com vagas garantidas para os jogadores presumivelmente mais fortes. Mesmo o Daniel Madson, com toda a sua bagagem enxadrística, só se classificou após a última partida. O mesmo se deu no feminino. Lembrando que, como não pude acompanhar as partidas in-loco, me guiei pelo que os outros jogadores, que também estavam assistindo, me comentavam sobre as partidas. E acompanhava o desenrolar do torneio analisando os desempates possíveis.

No masculino o Rubens disparou em primeiro com 2,5 em 3 (contando com alguma sorte na partida contra o Renan que terminou em empate). O Daniel tinha 2,0/2 pontos e ainda faltavam duas partidas. Renan tinha 0,5/2 pontos, Pedro tinha 1,0/2 O George, tornou-se o fiel da balança.


Nesse momento seguiamos a partida do Daniel x Renan. Renan melhor na abertura e jogando rápido. Inicia um ataque aparentemente ganhador contra o Rei de Daniel que não conseguiu rocar. Se ganhasse, o Rubens já seria no mínimo vice e a UFC poderia ter 2 jogadores classificados.

Renan escolhe uma continuação ruim e permite que Daniel vire a posição e se desespera. Daniel entra num final de T+B x T+B com 2 peões a mais. O tempo deve estar acabando. O Rubens não sabe para quem torcer. O Daniel joga muito mal e permite que o Renan ganhe uma peça e troque as torres. Com um Bispo a mais o Renan ganha e agora tem chances de classificar.

Na última rodada a situação é a seguinte: se o Renan ganha do George está classificado. E o Rubens precisa empatar para classificar. Se o Daniel ganha, classifica. Se o George empata, o Rubens e o Daniel classificam. O Pedro fica Bye.

Renan rapidamente ganha uma torre(ou qualidade) e relaxa. Rubens está melhor contra a francesa do Daniel. George vira a partida e fica em posiçào melhor. Rubens sacrifica um peão por ataque. Renan sofre em sua partida. De repente o Rubens sacrifica uma qualidade. O Renan vira a posiçào e ganha. Está classificado. O Rubens troca peças em vez de atacar. Entra num final perdido e Daniel ganha o título. Renan é vice.


No feminino Maria começou bem, ganhando da Amanda e Jéssica ganhou da Rejane. Na segunda rodada Amanda ganha da Rejane e Maria fica ganha contra a Jéssica. Chegou a ter mate em um lance. Em vez disso parece que cometeu um erro e perdeu uma torre e a partida.

Na última rodada, a situação era a seguinte: Jéssica com dois pontos contra a Amanda com um e Maria com 1 ponto contra Rejane com zero. Se a Amanda ganha e a Maria também os critérios de desempate não desempatam e teríamos um novo torneio entre as três. Se a Maria ganha e a Jéssica ganha, a Maria se classifica pelo confronto direto. Se a Rejane ganha, Classificam-se Jéssica e Amanda.

Amanda ganha sua partida. E consegue sua primeira vitória definindo as duas primeiras colocadas. Amanda ganha no desempate(confronto direto) e é a Campeã. Torneio emocionante como há tempos eu nào via. Creio que todos os jogadores tiveram dificuldades em dormir nessa noite.

O lado negativo

Já é hora da FUCE criar vergonha e tratar o Xadrez com o mínimo de respeito. Não sei de onde vem a acessoria para que a FUCE tome essas decisões a respeito do xadrez.  Fazer um torneio de classificaçào para um brasileiro universitário utilizando-se de um torneio de xadrez de 21 min é um despropósito se lembrarmos que o s JUB's serão jogados com 7  partidas de 2 horas para cada jogador. É como fazer uma prova de 100m rasos para classificar para os 1500m no atletismo.  Ou aind, fazer o inverso. Um torneio de xadrez pensado para classificar para um torneio relâmpago. Nào faz sentido.
As desculpas são as mais preguiçosas possíveis: 

- antigamente tinham poucos jogadores. - 
Ótimo,  fica mais fácil selecionar os melhores (desde que seja bem divulgado, como vem sendo feito atualmente) e só os interessados participam. 

-Se fizermos com mais tempo terá que ser em dois dias. e o jogador que nào tem mais chance nào vem no dia seguinte.
Jogador que abandona uma competição sem justificativa deve ser punido, bem como a faculdade que ele representa. Isso não parece ser muito difícil de resolver se se levar a competição a sério. 

Não tem dinheiro para pagar um árbitro por dois dias.
Nem vou comentar. 

Muita gente não vai participar se o torneio for em dois dias. 
É verdade. e esses jogadores não devem participar. 

Para mim, que vivo o xadrez desde criança e tenho o xadrez como minha profissão é muito difícil aceitar uma situaçào como essa que nào ajuda em nada a tornar a atividade um pouco mais séria e organizada.




 

5 comentários:

Renan Braz disse...

Na verdade na minha partida com o madson os peões estavam iguais (pelo menos quando o jogo foi pra o final) ele so ficou com peões a mais depois de perder a peça, mas o final todo foi jogado no apuro a vitoria mudava de lado o tempo todo.

Francisco J. A. de Aquino disse...

Parabéns pela postagem! Muito esclarecedora. Pena que o "lado negativo" seja tão evidente. Um pouco mais de seriedade e as coisas podem melhorar sensivelmente, inclusive com uma maior participação dos atletas.

Silvio Cunha Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvio Cunha Pereira disse...

Registrado Renan. Como eu escrevi, é apenas a minha impressão visual (que dava a aparência de serem dois peòes a menos após a troca das damas) e os comentários de quem estava por perto.

E obrigado, Prof Francisco. Por enquanto o que dá prá fazer é reclamar e divulgar até chegar aos ouvidos do responsável pelo esporte..

20 de agosto de 2012 12:18

Rubens disse...

Boa postagem mesmo. um resumo de tudo. Vamos continuar unidos pra fortalecer o esporte.